Férias escolares: onde deixar as crianças?

Esse é um drama que muitos trabalhadores/as enfrentam no recesso de julho e nas férias de fim de ano

Arranjar um local adequado para deixar as crianças no período de férias escolares, especialmente, quando não temos parentes por perto para ajudar,  é uma preocupação enorme para a maioria dos trabalhadores e trabalhadoras. Alguns têm avós, tios e tias por perto e isso é um alívio. Outros levam os filhos para o trabalho e inventam atividades para mantê-los ocupados. A maioria, porém, não tem parente próximo nem pode levar ao trabalho.

Eu e Roseli, por sorte, temos parentes morando em São Paulo e contamos com a ajuda da avó, tios e tias. Mas, agora que são adolescentes e podem ficar em casa, temos de pensar em atividades para que não passem o mês em frente à  TV, no computador ou jogando games durante horas. Até porque até esse ócio cansa.

Mas encontrar atividades para os filhos nas férias custa dinheiro que, às vezes, não temos. Conversando com Juliana, esposa de um amigo, mãe de duas meninas com menos de dez anos, ela reclamou dos preços abusivos que as escolas cobram para os cursos de férias e da falta de programas dentro das escolas para apoiar à educação em tempo integral, já proposto pelo governo de Lula e Dilma. É importante reforçar que não há incentivo algum para isso, principalmente em escolas estaduais de Alckmin – governador tucano de SP.

Juliana sugeriu um incentivo financeiro aos professores, para que estes tenham novos projetos para levarem às escolas visando programas durante os meses de férias e também cobrou uma atitude do empresariado. Para essa trabalhadora, falta incentivo dos empresários às mães que lidam com essa situação duas vezes por ano.

Esse é um dos itens que precisamos colocar na mesa nas próximas negociações de campanhas salariais ou em épocas de eleições. Não podemos fingir que essa não é um problema nosso, é de todos nós.

Anúncios
por vagnerfreitascut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s