BC tem de pensar mais nos trabalhadores e menos nos banqueiros. Redução da taxa de juros já!

Redução da taxa básica de juros é fundamental para a retomada do crescimento e geração de emprego e renda

A CUT e outras centrais sindicais realizaram nesta terça-feira, 19, um ato em frente à sede do Banco Central, em São Paulo, para exigir a redução dos juros – a nova taxa básica de juros (Selic) vai ser definida amanhã e a tendência é que seja mantida a taxa de 14,25%, uma das mais altas do mundo.

alto juros

Por causa dessa taxa absurda, o Brasil gasta mais de R$ 500 bilhões por ano só com o pagamento dos juros da dívida. Esse dinheiro poderia estar sendo usado em benefício do povo brasileiro, seja na construção de escolas e hospitais ou na melhoria dos serviços públicos, ajudando também a gerar mais empregos e renda.

Mas o bem-estar do povo não parece ser uma das preocupações do  presidente interino do Banco Central, Ilan Goldfajn. Ele não expressa nenhuma preocupação com a crise econômica e o desemprego crescente. Age e toma decisões como se o único problema do país fosse a inflação. Já declarou que os juros demorarão a cair (veja aqui) e ponto final.

Manter a taxa de juros nas alturas é uma péssima noticia para a classe trabalhadora e para o país e tem, pelo menos, duas consequências trágicas: 1) os juros nas alturas faz com que as empresas apliquem seus recursos nos bancos ao invés de investir em aumento da produção, o que geraria os empregos que tanto precisamos; e, 2) o crédito se torna muito mais caro tanto para o capital de giro das empresas, quanto para o consumo das famílias, o que faz com que muitas tenham problemas para pagar suas dívidas (veja aqui), reduzindo o consumo e a qualidade de vida.

A redução dos juros é condição básica para a retomada do crescimento econômico. Todos os países do mundo fizeram isso e estão com taxas próximas de zero para reativar a economia.

O Brasil vive a maior recessão das últimas décadas e o Banco Central não tem o direito de brincar com os empregos dos trabalhadores, usando falsas desculpas para manter juros altos.

desigualdade

 

Essa taxa de juros não ajuda o país, só garante que banqueiros e especuladores lucrem cada vez mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s