Bancários em greve por melhores salários e condições de trabalho

Setor que mais lucra no Brasil quer reduzir salários da categoria bancária

A categoria bancária está em greve em todo o País. Essa é a única linguagem que os banqueiros entendem. E os bancários e as bancárias estão sempre preparados, organizados e mobilizados para lutar por seus direitos.

greve123

É importante que fique claro para todo o Brasil que o Comando Nacional dos Bancários tentou negociar de todas as maneiras. Mas os banqueiros foram intransigentes. Após diversas rodadas de negociação, ofereceram um percentual de reajuste menor do que a inflação do período. Isso significa uma redução do poder de compra da categoria bancária.

 

Gananciosos, como sempre, se recusam a repartir com os trabalhadores e as trabalhadoras que ralam todos os dias para produzir essa imensa riqueza, um pequeno pedaço dos seus enormes, incomensuráveis lucros.

Estamos falando de lucros maiores do que o de muitos países. Juntos, os cinco maiores bancos do Brasil (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa) lucraram, em 2015, R$ 70 bilhões – na cotação do dólar de hoje, algo em torno de 21 bilhões de dólares. Essa fortuna é maior do que o PIB (todas as riquezas produzidas em um ano) de mais de 80 países!

Só este ano, esses cinco bancos já lucraram R$ 29,7 bilhões. E mesmo assim fizeram uma oferta absurda na mesa de negociação: reajuste dos salários em apenas 6,5%, o que significa uma perda salarial de 2,8%, já que a inflação nos últimos 12 meses foi de 9,57%. Clique aqui e veja a pauta de reivindicações.

O bolo dos bancos só cresce e passou da hora deles dividirem melhor essa riqueza toda. Além disso, mais salário para os bancários e as bancárias significa mais consumo na economia, o que pode ajudar outros setores, como comércio e indústria, a se recuperarem.

A greve é justa e legítima. Só a luta garante!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s