Judiciário deve uma explicação à sociedade brasileira, diz o sociólogo Boaventura Santos

Boaventura de Sousa Santos acaba de lançar no Brasil seu livro “A Difícil Democracia – Reinventar as Esquerdas” (editora Boitempo) e, em entrevista à revista Carta Capital desta semana, dá ideias muito úteis para as análises cada vez mais necessárias para quem milita na esquerda brasileira.

Falando sobre rupturas democráticas e o processo de austeridade fiscal – que em Portugal serviu para unificar as esquerdas -, em determinado momento ele fala especificamente do Brasil.

“No caso do Brasil, o que mais custa a aceitar é a participação agressiva do sistema judiciário na concretização do golpe, tendo em vista dois fatores que constituíam a grande oportunidade histórica de o sistema judicial se afirmar como um dos pilares mais seguros da democracia brasileira. Por um lado, foi durante os governos do PT que o sistema judicial e de investigação criminal recebeu o maior reforço não só financeiro, mas institucional. Por outro lado, era evidente desde o início que Dilma Rousseff não tinha cometido qualquer crime de responsabilidade que justificasse o impedimento. Estavam criadas as condições para encetar uma luta veemente contra a corrupção sem perturbar a ordem democrática e, pelo contrário, fortalecendo a democracia. Por que é que esta oportunidade foi tão grosseiramente desperdiçada? O sistema judicial deve uma resposta à sociedade brasileira.”

Ao comentar a PEC 241, que pretende congelar por 20 anos os investimentos em saúde e educação públicas, ele é taxativo: “É um escândalo institucional e político, produto de um descontrolado fundamentalismo ideológico (grifo nosso)”.capaboaventura

Anúncios
por vagnerfreitascut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s