Brasil: o país dos milionários e dos desempregados

Não vai demorar muito para milionários cruzarem com miseráveis pelas ruas 

Esta semana duas notícias das páginas de economia chamaram minha atenção, uma falava sobre o aumento do número de milionário no Brasil  e, outra, sobre o crescimento do desemprego, principalmente entre os jovens.

 

Esse é o país do futuro ou a ponte para o retrocesso de Temer, como vocês acharem melhor. Um país em recessão, com mais de 22 milhões de desempregados – entre os jovens, 35% estão fora do mercado de trabalho -, que ganha mais de 10 mil milionários, é um país injusto e profundamente desigual.

A pergunta que todos querem fazer é: como um país em crise consegue produzir mais ricos? A resposta é simples, a riqueza da maioria deles está atrelada a ativos do mercado financeiro, com rentabilidade garantida e proteção contra a inflação. Isso sem falar na valorização especulativa no mercado de ações nos últimos meses contribuiu para ao crescimento do patrimônio dos mais ricos.

Esses milionários se esbaldam com a especulação financeira, pouco ou quase nada produzem para o país. Vivem em um “país das maravilhas”, onde não há espaço para o povo brasileiro, aquele que amarga o desemprego crescente, menos dinheiro bolso, que corre o sério risco de não ter acesso a educação, a saúde e a uma aposentadoria digna caso a PEC 241/55 e a reforma da Previdência sejam aprovadas. Se Temer conseguir congelar por 20 anos os investimentos públicos, os salários e empregos dos servidores também  correm risco e, com isso, o serviço público prestado aos brasileiros mais pobres.

O golpe mudou o Brasil, só que para muito pior e em pouco tempo. O país que antes era exemplo para o mundo de como crescer, distribuir renda, combater a fome e incluir socialmente os mais pobres, agora vê o crescimento absurdo da desigualdade – os ricos estão cada vez mais ricos. Do outro lado, desemprego,  queda dos salários e pobres cada vez mais pobres.

Não vai demorar muito e, infelizmente, poderemos estar de volta ao mapa da fome da ONU.

Anúncios
por vagnerfreitascut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s