OCDE volta atrás e alerta: para retomar o crescimento econômico é preciso gastar mais

No Brasil, os golpistas estão fazendo o contrário. Aqui só se fala em corte e congelamento de gastos

 A OCDE abandonou de vez o receituário neoliberal de austeridade fiscal, corte de investimentos e diminuição do papel do Estado. A entidade alerta: para sair da armadilha de baixo crescimento que a economia mundial vive desde a crise de 2008, é preciso aumentar fortemente os gastos e as dívidas, como mostra a matéria do Independent.

Quando explodiu a crise mundial, Lula aumentou os investimentos em obras de infraestrutura (PAC) e os gastos sociais, principalmente em educação, saúde, gerando emprego e renda. Tivemos 13 anos de crescimento com inclusão social, enquanto a Europa e EUA mantinham sua política de austeridade, que gerou desemprego e pobreza.

basta

Agora, enquanto a OCDE reconhece o erro brutal e recomenda o contrário do que disse em 2008, os golpistas brasileiros querem fazer o inverso do que Lula fez e do que a entidade alerta ser a solução. A proposta de Temer e sua equipe econômica, liderada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para sair da recessão é congelar os gastos e investimentos sociais por 20 anos com a PEC 241/55. Eles alegam que isso vai fazer a economia voltar a crescer.

O Brasil está indo na contramão do mundo no enfrentamento da crise e os resultados estão sendo desastrosos: o desemprego está explodindo e a economia não dá sinais de retomada, pelo contrário o PIB despenca cada vez mais.

Meirelles devia ler o relatório do OCDE.

 

Anúncios
por vagnerfreitascut

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s